segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO por Roberto Rufo

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

“E educação e a cultura são mais importantes que a saúde “(Roberto Rufo).

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele “. (Kant).


Para o Espiritismo a educação tem enorme importância para a evolução espiritual desde a mais tenra idade, ou seja, no período em que o espírito encarnado passa pela fase da infância.  Diz a teoria espírita que nesta fase, o espírito encarnando para se aperfeiçoar, é mais acessível, durante esse período às impressões que recebe, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregados de sua educação. Daí a importância da família e dos educadores.

Quando se fala em distribuição de renda no Brasil, o pensamento comum é de que bastam programas de transferência de renda pecuniária. Sem uma edução formal de qualidade a distância injusta entre ricos e pobres só tende a se perpetuar. Vamos a alguns dados da “Pátria Educadora “(os governantes são muito bons em criar nomes bonitos): entre Janeiro/2012 a Outubro de 2015, no governo Dilma Roussef tivemos 06 ministros da educação. Logo se vê que a coisa não é séria. Mas abordemos alguns dados estatísticos para se ter a dimensão do drama que a educação vive no nosso país:
O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado em 2014 com 20 metas a serem alcançadas no país até 2024. Passados dois anos constata-se que nenhuma das ações com prazos previstos para 2016 foi cumprida.

No Livro terceiro do Livro dos Espíritos, das Leis Morais, em seu capítulo XII - Perfeição Moral pergunta 914, os espíritos colocam uma importância fundamental na educação no combate ao egoísmo pelo esclarecimento que se adquire sobre as coisas espirituais, onde podem ser incluídas a ética e o respeito ao próximo. Com o deslocamento das classes média alta e rica para o ensino particular, perdeu-se um contato muito importante entre todas as classes, o que ajudaria no combate ao egoísmo. Entristece-me muito  ver dois jovens dançando numa festa de casamento com dinheiro obtido irregularmente através da Lei Rouanet, dinheiro este que teria seu deslocamento previsto para projetos de arte com crianças carentes.

Aqueles jovens egoístas pertencem a uma geração que estudou nos melhores colégios que o dinheiro pode pagar, se educaram nos mais modernos métodos de educação e pedagogia, a dita geração do diálogo, que nunca apanhou dos pais, nunca pegou um ônibus lotado, fez vários intercâmbios no exterior. Aplicação espiritual em cidadania é nota zero no caso dos jovens citados acima.

Ainda segundo o PNE, deveria ter sido alcançada, até 2016 a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças entre quatro e cinco anos. Há porém 600 mil crianças nessa idade fora da rede escolar  o que representa 11% do total. Ao se falar então da qualidade final do ensino nas escolas públicas constata-se que é muito ruim, com alunos saindo do ensino fundamental como analfabetos funcionais. Tudo isso resulta numa sociedade muito injusta, onde o fosso de oportunidades que só a educação pode mitigar, aumenta velozmente. E muitas dessas crianças e jovens da classe popular se tornam uma presa fácil ao mundo do crime, onde principalmente os mais jovens “enxergam “uma oportunidade de ascensão social.

O menino de 11 anos que foi assassinado pela PM de São Paulo, estava num carro com dois menores de 13 e 14 anos que havia roubado um carro para “ostentar” nas palavras de um deles. Falta dinheiro? Duvido. A roubalheira colossal que esse país enfrenta passa da casa dos bilhões. Como disse a atriz Fernanda Torres, o Brasil é hoje uma terra arrasada. A classe política, indistintamente, é uma vergonha. 

No entanto vale recordar que segundo os espíritos a desigualdade social não é obra da Inteligência Primeira e sim obra dos homens, cabendo portanto a nós a solução da grande desigualdade brasileira. 
Sem educação de ponta não há saída.

Roberto Rufo

NR: Artigo publicado no Jornal ABERTURA em Agosto de 2016 - quer ser nosso assinante? Entre em contato conosco pelo email: ickardecista1@terra.com.br valor anual R$ 55,00



                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário