segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Abrindo a Mente - sobre o livro O Laço e o Culto por Alexandre Cardia Machado

Abrindo a mente

O Laço e o Culto



Krisnamurti de Carvalho Dias escreveu um livro sensacional, especialmente na época em que foi lançado, basta recordar o comentário feito pelo leitor Eduardo Simões, do Jornal “Espiritismo e Unificação”, quando o mesmo apresentou o livro – “eta livro porreta!”.

O Laço e o Culto, veio, à época, destruir completamente a armação sobre a qual a FEB construiu a religião espírita, deixa bem claro  porquê o professor Rivail acreditava que o Espiritismo não era uma religião. E ainda de quebra nos dá uma aula sobre o orígem da palavra religião, que ele defende seja originada da palavra romana Religiones e não religare, dizendo portanto que religião seria um “laço” e não um “culto” a Deus.

Krisnamurti baseia sua tese no diálogo entre Kardec e o Abade Chesnel que pode ser lido no livro “O Que é o Espiritismo”, livro recomendado pelo professor Rivail como o primeiro a ser lido, antes mesmo de O livro dos Espíritos.

O grande argunto de Kardec, contra o Espiritismo como religião se dá por esta troca de ideias. “ O abade Chesnel se esforça sempre por provar que o espiritismo é, deve ser e não pode deixar de ser senão uma religião nova, porque dele decorre uma filosofia e porque nele nos ocupamos da constituição moral e física dos mundos”. Isto até então era propriedade exclusiva das religiões. Mas Kardec não deixa por menos “ se isto fosse verdade diz ele “ sob este aspecto, todas as filosofias seriam religião”.

Segundo Krisnamurti “ o Espiritismo é um laço que reúne homens, que os aproxima, laço de substância moral, feito de costumes espontaneamente assumidos e livrement mantidos e aceitos”.

Fica aqui o convite para que nossos leitores mais novos que não tenham o livro que o busquem, em pdf na internet. Ele pode ser encontrado no site Pense, o link para o site pense está disponível no blog do ICKS.





Para abrir mais a sua mente:  Leia o Laço e o Culto – Krisnamurti de Carvalho Dias – editora DICESP e o livro O que é o Espiritismo de Allan Kardec.

Publicado no Jornal Abertura em outubro de 2015. O livro está esgotado, mas entrando em contato com o ICKS, pelo email ickardecista1@terra.com.br ,  você poderá comprar cópia em CD, R$ 10,00 mais frete, Totalizando R$ 15,00 se no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário